sábado, 15 de setembro de 2012

Cientistas portugueses



Em tempo de crise e suas consequências, passam-nos ao lado notícias importantes que nada têm a ver com ela mas com a grandeza dos portugueses. Sinais de empreendedorismo, de dedicação, de valor dos nossos jovens que, na Europa e no Mundo, vão ganhando prestígio e valorizando o que de melhor Portugal tem: as suas gentes.

É o caso dos nossos cientistas que, em Portugal e no mundo, vão sendo cada vez mais reconhecidos. Mariana Gomes de Pinho, investigadora, ganhou recentemente uma bolsa europeia para estudar a parede celular das bactérias. Outras bolsas foram concedidas a jovens cientistas para desenvolvimento dos seus projetos, António Moreira Alves desenvolve um projeto sobre fluídos complexos; Maria Goreti Ferreira Sales, sobre marcadores de cancro; Maria Mota, sobre a forma como os parasitas sentem os nutrientes. Jovens investigadores que irão contribuir para o desenvolvimento da comunidade científica portuguesa e mundial.

Está na altura do governo português olhar para os nossos jovens. Investir na sua formação, conceder apoios, ao contrário de os sobrecarregar com propinas, proporcionar-lhes condições que os cativem a trabalhar em Portugal contribuindo desse modo para o desenvolvimento de que o país tanto necessita.

AA

15-09-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário