sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carnaval



Desde há vários anos que a terça-feira de carnaval deixou de ser feriado em Portugal podendo no entanto ser gozado como feriado facultativo. Se a nível do funcionalismo público é necessária uma decisão governamental para que haja tolerância nesse dia (o que não aconteceu este ano), no setor privado a terça-feira de carnaval, nos termos do disposto no artigo 235.º do Código de Trabalho, é um feriado facultativo que pode ser observado desde que o Contrato Coletivo de Trabalho ou o próprio Contrato de Trabalho o considere como tal. 

O Primeiro-ministro acha que não devemos ser piegas, que não nos devemos preocupar com feriados mas sim com a produtividade. Ora num país em que uma das maiores fontes de receita é o turismo, a não tolerância de ponto pelo carnaval é, no mínimo, incongruente.

Independentemente de ser ou não feriado, de haver ou não tolerância de ponto, é um facto que os três dias em que se festeja o carnaval, para além do divertimento, da descontração e da maledicência associadas à quadra, são três dias em que o turismo e o comércio estão em destaque, em que muitas pessoas se deslocam para assistir aos festejos, em que muitos turistas são atraídos ao nosso país gerando receitas.

A situação em que o país se encontra e a necessidade de “fazer o país andar para a frente” deveriam ser motivos para que o governo tomasse medidas que facilitassem o progresso. O comércio e o turismo são, por tradição, fontes de receita. Logo apostar em força no carnaval talvez nem fosse assim tão má ideia!

A boa vontade, o bem-estar e a motivação dos trabalhadores são fatores que contribuem para um melhor desempenho das suas funções e consequentemente para um aumento da produtividade. Se para isso for necessário deixar que se divirtam. Que esqueçam as dificuldades que o país atravessa, ainda que por dois ou três dias, então talvez fosse preferível, não obriga-los a trabalhar pelo carnaval, mas sim obriga-los a folgar, a divertir-se, a rir e a gritar até se sentirem capazes, se sentirem motivados, se sentirem com forças para enfrentar as dificuldades e seguir em frente rumo a um futuro que, todos desejamos, seja melhor!



AdelinAntunes
09-fev-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário