sexta-feira, 15 de março de 2013

Saber ouvir



Nem sempre somos capazes de aceitar críticas. Nem sempre gostamos de ouvir algo que nos magoa (diria mesmo que nunca gostamos de ser magoados). Nem sempre aceitamos que um amigo, por muito íntimo que seja, nos chame a atenção por algo que fizemos mal, ou menos bem. Esta intolerância pode levar a que amizades se quebrem. Amigos se separem. Famílias acabem desunidas. 

Não é fácil dizer a quem gostamos que está errado. Não é fácil emitir uma opinião que pode provocar um afastamento. Lidar com situações adversas. No entanto muitas vezes, em nome da amizade que nutrimos por alguém, sabemos que não podemos deixar de o fazer. 

A capacidade de ouvir e aceitar críticas é algo porque lutamos mas que nem sempre conseguimos aceitar. Porquê? Porque, independentemente de quão condescendentes nos consideremos, nos considerem, gostamos de ter razão. Gostamos e preferimos ouvir algo que nos seja simpático. 

Quando pedimos uma opinião por vezes o que obtemos é o que gostaríamos que nos fosse dito. Mas se por acaso a sinceridade leva a que nos firam, tendemos a não a aceitar. É um contrassenso. Procurar a sinceridade e não a aceitar. Ou rejeitá-la. Mesmo sabendo o quão duro pode ser para quem a profere. Mesmo quando temos a certeza de que é a amizade que leva a que digam o que não gostaríamos de ouvir.

A amizade deve (deveria) ser superior a estas coisas. Amigo é o que está ao nosso lado quando precisamos. Mas é também quele que tem a coragem de nos dizer o que precisamos ouvir. Ainda que doa. Mesmo que magoe. Amigo é aquele que se mantém ao nosso lado. Mesmo quando sofremos. Mesmo quando sofre. Sabe aceitar. Sabe ouvir. Sabe lidar com as nossas qualidades e defeitos. Sabe quando deve estar perto e quando se deve afastar. Sabe quando voltar. 

E se ele sabe, compete-nos a nós saber também. Escutar. Ouvir. Aceitar. Compreender. Acompanhar…

Afinal a amizade para existir tem que ser reciproca. Com dois sentidos. Dar e receber. Falar e saber ouvir. Partir e conseguir voltar. 

AdelinAntunes
11-março-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário